GFRArganil
Grupo Folclórico da
Região de Arganil//
Historial
O Grupo Folclórico da Região de Arganil foi fundado em 1977 sob o nome de Grupo Folclórico Unidos de Arganil. A denominação de Grupo Folclórico da Região de Arganil ocorreu em 1985.
O Grupo Folclórico da Região de Arganil é filiado na Federação do Folclore Português desde 1994 e na sua ação pretende pesquisar, preservar e divulgar a cultura da Beira Serra não tendo assim fronteira geográfica, confinada apenas à vila de Arganil.
Desde a sua origem, tem havido um trabalho de pesquisa, na procura da autenticidade e fidelidade de um conjunto de modelos de comportamentos, de usos e costumes, de instrumentos e objectos, usados pela população da Região Arganil no final do século XIX e no 1º quartel do séc. XX.
Representa as danças e cantares, entre outras manifestações culturais e etnográficas, das gentes da Serra do Açor, região que se localiza entre as Serras da Estrela e da Lousã. As nossas danças e cantares são : Danças de Roda, Cantares de Trabalho e Outros, que no “antanho“ eram postos em prática durante trabalhos e lides diárias, como nas idas para o campo, nas sachas, nas regas, nas colheitas, nas descamisadas ou ainda nas tardes de domingo no largo da capela e em dias de festa e romarias. Nestas danças destacam-se as danças de roda, nomeadamente, o fado mandado, os viras de roda e de quatro e o verde gaio, todas elas com letras simples, mas de uma grande riqueza de conteúdo .
Os seus trajes procuram ser fiéis à época que representam e assim podemos ver: Traje de pastores, vendedeira de bolos, fogaceira, ceifeira e friso do milho, homem da rega, apicultor, lavadeira, queijeiro, romeiros, lavrador rico e noivos.
Este Grupo ao longo dos 40 anos da sua existência, tem atuado, de Norte a Sul do País e nos Açores por permuta e a convite da Federação do Folclore Português, do INATEL, da Região de Turismo do Centro, de autarquias, escolas, entre outras entidades oficiais. Participou em programas de televisão( RTP, TVI e TVE ) e também já fez várias deslocações ao estrangeiro: Brasil, Dinamarca, Itália, França, Luxemburgo, Bélgica , Espanha, Hungria e este ano esteve na República Checa.